Letícia Ferreira - 27 de maio de 2020
Atualmente estamos passando por um momento de isolamento social e com isso as crianças ficam em casa. Vamos aproveitar para experimentar a brincadeira de caça ao tesouro com seu filho. O jogo consiste na busca, por meio de pistas e um mapa, de um prêmio escondido. A atividade estimula a imaginação, o raciocínio e promove exercício físico. Confira a seguir os passos para aprender a organizá-la.
Para preparar a brincadeira, guarde um "tesouro" (colocar dentro de um refratário algumas frutas) em um baú ou caixa. Em seguida, crie uma sequência de dez pistas e um mapa, que deve representar a área onde acontecerá a caça ao tesouro. A intenção é que as dicas e o desenho levem os participantes até o prêmio. O número de pistas pode variar para mais ou para menos, dependendo do tempo disponível para brincar. Escolha o local para realizar a atividade e esconda o tesouro e as orientações longe do olhar das crianças.
A caça ao tesouro pode ser mais desafiadora e divertida para as crianças se for feita ao ar livre, mas também é possível organizar o jogo dentro de casa ou em outros espaços fechados. O importante é explorar o ambiente com criatividade. Cabe ao adulto o papel de conduzir e supervisionar o jogo do início ao fim.

Imagem: freepik.com
Para dar início à caça ao tesouro, entregue a primeira pista e o mapa às crianças. A dica inicial deve indicar, por meio de uma charada, o local onde está escondida a seguinte ou remeter a marcações no mapa. Ela pode trazer indicações como "estou com frio" para apontar que a pista seguinte está escondida na geladeira, "tenho sempre muito sono", para levar a uma guardada embaixo da cama, ou "no mapa, estou marcado com a cor vermelha", referindo-se a um local representado no desenho. Em sequência, uma pista deverá levar à próxima até a descoberta final.
Para incrementar ainda mais a brincadeira, a caça ao tesouro terá um tema chamado salada de frutas. É importante conversar com as crianças sobre a importância de comer as frutas e o valor nutricional que ela beneficia para nosso organismo.
Crianças de qualquer faixa etária podem brincar de caça ao tesouro, e a dificuldade das pistas elaboradas pelo adulto deve levar em conta a idade dos participantes. Para um grupo de crianças menores, as dicas podem ser ilustradas.
As pistas podem também pedir que as crianças cumpram uma tarefa, como cantar uma música ou andar de olhos vendados, sempre sob a supervisão do adulto para que não se machuquem. Quando a tarefa for cumprida, dê a elas a dica seguinte para que continuem a caça ao tesouro.
Não há limite para o número de participantes e a interação é parte importante da brincadeira de caça ao tesouro, portanto o ideal é que as pistas incentivem as crianças a trabalhar em grupo na busca pelo prêmio, seja realizando tarefas coletivas ou desvendando as charadas em conjunto.
No final da caça, com a descoberta do tesouro, com a supervisão de um adulto todos devem ir para cozinha para fazer uma deliciosa salada de frutas com o tesouro encontrado.

Imagem: freepik.com
Comments