O SABOR DA VIDA.
- Comida Contada
- 16 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Todo mundo gosta de uma festinha, né?!?! 🎉🙋🏻♀️🙋🏽♂️ Mas, porque será que em toda festa tem comida?? 🤔
Confira agora essa relação da comemoração com a comida. 🎉🧁🥂🎂

“O sabor da vida.”
Na língua dos lômues, um povo que habita o norte do Moçambique na África e a quem tive o privilégio de conviver por dois anos, as palavras “festa” e “comida” são uma só. Obviamente, qualquer pessoa ao utilizá-la, dependendo do contexto, saberá que significa uma ou outra. Aquilo que a milenar sabedoria africana já entende e inclusive internaliza até no seu modo de comunicar, é o ponto que quero chegar com esse texto.
Comer é o mesmo que celebrar, sem comida não há festa. Quem é cristão, por exemplo, acredita que um dos modos que Deus escolheu para permanecer no mundo, é na forma de comida, do alimento: o pão e o vinho.
Alguém consegue imaginar uma festa de aniversário, um casamento, uma reunião de amigos... sem comida? Difícil, não é? Com certeza perderia a graça. Comer, talvez seja, o único ato que consegue reunir em si mesmo inúmeras formas de comunhão, seja elas social, cultural, religiosa e humana. Comer o mesmo alimento, significa que somos iguais, temos acesso às mesmas coisas.
Aquilo que sacia e provoca um bem-estar em mim e é desejado para outra pessoa é a forma mais linda de dizer que se quer bem a alguém, pois “se isso é tão bom quero que você participe também Então, não importa se é um “pão de queijo”, um “cafezinho” ou um “chimarrão”, em qualquer lugar do mundo sempre celebraremos a vida com a comida. Ela dá sabor e o gosto para a festa!
Paulo Roberto Stocher.
Commentaires