10 de novembro de 2020

imagem: <a href='https://br.freepik.com/fotos/fruta'>Fruta foto criado por azerbaijan_stockers - br.freepik.com</a>
O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) faz três orientações básicas em relação ao ato de comer, a forma que ele é feito e sua representatividade para o indivíduo. Elas são: comer com regularidade e com atenção, comer em ambientes apropriados e comer em companhia.
Em relação à orientação de comer com regularidade e com atenção, a recomendação do Guia é para que você procure fazer suas refeições diárias em horários semelhantes e para que evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. Ele também nos orienta, a comer sempre devagar, desfrutando o que estamos comendo, sem nos envolver em outra atividade.
Ainda segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), as refeições feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa, favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário. Os mecanismos biológicos que regulam nosso apetite são complexos, dependem de vários estímulos e levam certo tempo até sinalizarem que já comemos o suficiente.
Uma dica para aumentar a concentração no ato de comer, é mastigar várias vezes o alimento, observando as texturas, sabores e aromas do alimento.
Referência
Brasil. ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.156 p. : il.
Comments