top of page

Como fazer uma horta de temperos!

Foto do escritor: Comida ContadaComida Contada

Atualizado: 6 de out. de 2020

01 de outubro de 2020

 

Plantar uma horta e cultivar ervas e temperos em casa é uma maneira saudável de se alimentar. A primeira regra básica para quem quer ter espécies comestíveis em casa é observar de onde vem a luz. A exposição solar (direta ou indiretamente) é fundamental para todas as espécies que vão parar no seu prato. O plantio pode ser feito em jardineiras ou vasinhos com uma boa drenagem para não acumular muita água, fica lindo e não vai ocupar espaço! A rega deve ser realizada de forma diária, mas sem exageros. 

  

Quais ervas/temperos são mais aconselháveis para plantar? Por quê? 

As melhores ervas/temperos para uma hortinha caseira, certamente são as mais úteis para cozinha e mais resistentes ao nosso clima, como: alecrim, manjerição, hortelã, orégano, tomilho, sálvia, pimenta e salsão. 

  

Em seguida, confira algumas informações e dicas sobre as hortaliças plantadas no vídeo: 

MANJERICÃO: Muito usado na culinária mediterrânea, o manjericão é, na verdade, uma erva arbustiva e aromática de origem asiática. Como ele é uma planta que cresce pouco, é uma ótima opção para o cultivo em vasos. Há vários tipos de manjericão do folha-de-alface ao manjericão-roxo. Cada tipo auxilia com pratos diferentes. Esta espécie, de folhas largas, precisa de regas mais constantes. 

ORÉGANO: O orégano é uma planta que prefere um solo bem drenado e mais arenoso, para não acumular água na raiz. De origem mediterrânea, pode compartilhar um canteiro com o tomilho e a sálvia já que são espécies que pedem os mesmos cuidados. 

ALECRIM: O alecrim vai bem vasos, jardineiras ou canteiros. A planta pode ser usada como tempero, em vários tipos de receita e, até mesmo, virar um chá. O alecrim prefere solos mais arenosos e bem drenados, gosta da exposição solar e vale apostar em um vaso mais profundo (e só para ele). A espécie precisa de rega regular, mas não diária já que não gosta de muita umidade. Vale lembrar que o alecrim é uma planta de ciclo perene, ou seja, ela vive por muitos anos – diferente da maioria das hortaliças desta lista. 

  

Depois de quanto tempo as ervas e temperos podem ser consumidos? 

Elas podem ser consumidas logo após a colheita na hortinha caseira. Dependendo do tempero pode ser consumido fresquinho ou depois de seco. 





71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page