top of page

Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação

Foto do escritor: Comida ContadaComida Contada

Gessimara Martins - 24 de abril de 2020

 

O Guia Alimentar para a População Brasileira define os alimentos in natura como aqueles que são obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Ele também define os alimentos minimamente processados, como aqueles alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas para garantir a eles uma maior durabilidade. Exemplos dessas alterações é a limpeza, a remoção de partes não comestíveis, a secagem, a embalagem, a pasteurização, o resfriamento, o congelamento, a moagem e a fermentação. Alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.



Imagem: <a href="https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background">Background photo created by freepik - www.freepik.com</a>

Os alimentos in natura ou minimamente processados possuem uma maior disponibilidade de nutrientes do que os alimentos industrializados. Porém alguns nutrientes encontrados nos alimentos de origem animal não estão disponíveis nos alimentos de origem vegetal, e vice-versa. Portanto, individualmente, esses grupos de alimentos tendem a não fornecer, na proporção adequada, todos os nutrientes de que necessitamos. Por isso, com exceção do leite materno nos primeiros seis meses de vida, nenhum alimento sozinho proporciona aos seres humanos o teor de nutrientes que seu organismo requer. Assim é preciso consumir uma grande variedade de alimentos in natura ou minimamente processados para ter uma alimentação nutricionalmente balanceada.


REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page