Gessimara Martins - 20 de abril de 2020
O Guia Alimentar para a População Brasileira aponta que cada vez menos as habilidades culinárias têm sido passadas de pais para filhos e que isso tem aumentado o consumo de alimentos ultraprocessados, que são aqueles alimentos industrializados, com uma longa lista de ingredientes que não conhecemos, os aditivos alimentares. São habilidades culinárias: seleção, pré-preparo, tempero, cozimento, combinação e apresentação dos alimentos.

Imagem: <a href="https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people">People photo created by pressfoto - www.freepik.com</a>
De acordo com o Guia, no Brasil e em muitos outros países, as pessoas mais jovens possuem cada vez menos confiança e autonomia para preparar alimentos. Portanto, propõe-se que se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e compartilhá-las com as pessoas com quem você convive. Se você não tem habilidades culinárias, e isso vale para meninos e meninas, procure aprendê-las. Para isso, converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, faça cursos e comece a cozinhar!
Como todas as habilidades, cozinhar bem é questão de prática. Você vai se surpreender com os progressos que pode fazer em pouco tempo e com o prazer que o preparo de alimentos pode acrescentar à sua vida. Sempre que possível, cozinhe em companhia. O prazer compartilhado é redobrado.

Imagem: <a href="https://www.freepik.com/free-photos-vectors/food">Food photo created by senivpetro - www.freepik.com</a>
Comments